Domingo, 3 de Agosto de 2008

Como funciona o RH na empresa?


Todas as empresas e pessoas de ligadas a area de "Recursos Humanos" têm discutido muito sobre o papel e a importância dessa area nas empresas. Se questiona inclusive o nome do departamento, várias empresas mudaram para Relações Humanas, Desenvolvimento Humano entre outros.

Eu gosto do novo conceito onde considera a area com um papel de Consultor em Gestão de Pessoas. Esse consultor pode ser interno ou externo, isto é ser contratado período integral na empresa ou para um prestador de serviço para projetos específicos desempanhando um papel de facilitador nos processos de mudança e liderança para que cada gestor construa em sua equipe um ambiente de alta performance com pessoas comprometidas e geradoras de resultado. Assim o líder de cada area deve incentivar sua equipe na busca do desenvolvimento pessoal e o RH servirá como um suporte para isso.

Eu tive a oportunidade de participar de um jantar com o Laércio Cosentino da Totus, antiga Microsiga, e um dos pontos abordados por ele que mais chamou minha atenção foi a importância que ele demonstra dar para a area de RH. Segundo ele na hierarquia da empresa tem o CEO ou Presidente, abaixo vem o RH- Ralações Humanas e os diretores se reportam ao RH. Eu acredito que o desafio da gestão das pessoas é grande em todas as empresas, mas só aquelas que seu presidente valorizam esse trabalho conseguem evoluir nessa area e normalmente geram os melhores resultados.

Como sua empresa encara o RH? Qual o trabalho de desenvolvimento de pessoas tem sido feito? Quanto do seu tempo é dedicado no desenvolvimento de sua equipe?